FILTRO DE AR

O filtro de ar é um dispositivo do sistema de admissão do ar do motor que foi criado para reter impurezas do ar que seguem para dentro do mesmo.Devido ao próprio princípio de funcionamento dos motores a diesel, o consumo de ar é maior que nos motores a gasolina, além de ser cada vez maior a aplicação de turbinas, aumentando, consideravelmente, os volumes de ar admitidos pelos motores a diesel. Considerando que, uma quantidade de ar extremamente alta deva passar por todo o sistema de admissão e ao mesmo tempo não permitir restrição no sistema, a filtração do ar, requer um elemento filtrante, de acordo com a especificação do fabricante, para alcançar o objetivo de conservar os componentes do motor, conseguir uma maior economia de combustível e um aumento de pressão do motor.Os atuais purificadores de ar dos caminhões, máquinas e compressores, geralmente possuem dois elementos filtrantes do ar: o interno (ou de segurança) e o externo. Isto ocorre decorrente da grande necessidade se somente ar “puro” chegar até a câmara de combustão já que a velocidade e o volume de ar são extremamente altos.O elemento externo é o maior responsável pela filtragem, sendo o elemento interno considerado somente como uma segurança para o motor.Caso ocorra a passagem de ar contaminado , o elemento de segurança deverá reter as partículas contaminantes restantes fazendo com que o ar limpo seja admitido pelo motor.