Código de Cores para os Diferentes Tipos de Resíduos


Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.


RESOLUÇÃO CONAMA N° 275 DE 25 DE ABRIL 2001

O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das atribuições que lhe conferem a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, e tendo em vista o disposto na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto no 3.179, de 21 de setembro de 1999, e  Considerando que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais não-renováveis, energia e água;

Considerando a necessidade de reduzir o crescente impacto ambiental associado à extração, geração, beneficiamento, transporte, tratamento e destinação final de matérias-primas, provocando o aumento de lixões e aterros sanitários;

Considerando que as campanhas de educação ambiental, providas de um sistema de identificação de fácil visualização, de validade nacional e inspirado em formas de codificação já adotadas internacionalmente, sejam essenciais para efetivarem a coleta seletiva de resíduos, viabilizando a reciclagem de materiais, resolve:

Art.1º Estabelecer o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.

Art. 2º Os programas de coleta seletiva, criados e mantidos no âmbito de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, direta e indireta, e entidades paraestatais, devem seguir o padrão de cores estabelecido em Anexo.

§ 1o Fica recomendada a adoção de referido código de cores para programas de coleta seletiva estabelecidos pela iniciativa privada, cooperativas, escolas, igrejas, organizações não-governamentais e demais entidades interessadas.

§ 2o As entidades constantes no caput deste artigo terão o prazo de até doze meses para se adaptarem aos termos desta Resolução.

Art. 3º As inscrições com os nomes dos resíduos e instruções adicionais, quanto à segregação ou quanto ao tipo de material, não serão objeto de padronização, porém recomenda-se a adoção das cores preta ou branca, de acordo a necessidade de contraste com a cor base.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ SARNEY FILHO

Presidente do CONAMA


Padrão de Cores Azul Papel / papelão Vermelho


Plástico Verde

Vidro Amarelo 

Metal Preto 

Madeira Laranja 

Resíduos perigosos Branco

Resíduos ambulatoriais e de Serviços de Saúde Roxo

Resíduos radioativos Marron 

Resíduos orgânicos Cinza 

Resíduo grla não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação


196 Ansichten0 Kommentare
TRABALHE CONOSCO
NOSSO TELEFONE
NOSSOS EMAILS
NOSSOS HORÁRIOS

(21) 2127-0655 / (21) 3869-7109 

 

 

 

 WHATSAPP.: 55 (21) 98561-5127

Segunda a Sexta, das 08h00 às 18h00.

SEJA NOSSO REPRESENTANTE
FORNECEDOR
VOLTE SEMPRE

Ficaremos felizes em atende-los

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
NOSSOS PRODUTOS

- Filtros

- Turbinas

- Cabeçotes

- Eixo virabrequim

- Bicos injetores

- Modulo eletrônico

- Atuador hidráulico 

- Anéis de vedação

- Baterias

ENCONTRE-NOS

Rua. Capitão Bragança, n.º 93 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ

Cep.: 21.050-030

 

Filtroparts Com de Filtros e Peças Eireli © Todos os direitos reservados. 2019

© 2016 Centro Automotivo | Orgulhosamente criado com Wix.com